segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Retratos do Mercado no Teatro do Parque

Por Grupo Paspatu

O Grupo Fotográfico Paspatu inaugura, no próximo dia 28 de agosto, às 20h, no hall interno do Teatro do Parque, a exposição Retratos do Mercado. A mostra faz parte da programação oficial da 1ª Semana de Fotografia do Recife e ficará aberta para visitação até o dia 15 de setembro.

Para compor a exposição, a equipe reuniu 40 fotos que trazem panorama dos mercados de São José, Boa Vista, Encruzilhada e Madalena e das riquezas que os transformam em espaços genuínos, com suas histórias, gastronomia e convivência entre comerciantes, freqüentadores, figuras pitorescas, boêmios e confrarias. Entre as imagens selecionadas está uma das últimas fotografias do poeta Erickson Luna, que chegou a ser disputada durante um varal fotográfico do grupo, no Mercado da Boa Vista, três meses antes do falecimento do artista, em abril deste ano.

Momentos iluminados como os que Luna proporcionou aos integrantes do grupo são possíveis quando existe uma real interação entre os lados mediados pela fotografia, e esta sempre foi a proposta do grupo, que passa cerca de dois a três meses convivendo com a rotina de cada um dos mercados registrados. Esta foi a maneira que o Paspatu encontrou de dialogar tanto com quem freqüenta os espaços esporadicamente quanto com aqueles que transformam o cotidiano de trabalho em extensão do próprio lar, jogando conversa fora em cadeiras de balanço espalhadas no pátio ou tirando um cochilo após o almoço.

As imagens foram feitas pelos fotógrafos Adauto Júnior, Alberto Benning, Ana Lira, Cláudia Jacobovitz, Damião Santana, Daniel Guedes, Giancarlo Fulco, Helerina Novo, Hugo de Lima, Josivan Rodrigues, Ladjane Santos, Marcelle Honorato, Marta Gouveia, Paz Sales, Régia Sofia, Rildo Moura, Sílvia Almeida e Simone Albuquerque. Eles estão envolvidos neste projeto há um ano e pretendem estender a iniciativa aos outros 14 mercados públicos do Recife, reiniciando as atividades logo após o encerramento desta exposição, que é a primeira fora dos estabelecimentos fotografados.

A montagem da exposição Retratos do Mercado foi possível devido ao apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife através do Projeto Recifense Participante, que tem incentivado trabalhos que se destinam a revelar aspectos da rotina da cidade para a própria população. Este apoio foi construído em parceria com a Fundação Gilberto Freyre e a Gerência de Serviços de Fotografia da Prefeitura do Recife, organizadora da 1ª Semana de Fotografia do Recife.

Além da exposição no Teatro do Parque, entre os dias 28 de agosto e 15 de setembro, o projeto Retratos do Mercado vai ser exibido em duas oportunidades durante a II Mostra Recife de Fotografia. No dia 27 de agosto, às 18h, no Pátio de São Pedro, e no dia 29 de agosto, às 17h30, na Estação Central do Metrô. Nestas oportunidades, o público poderá conferir um trabalho mais amplo do grupo, em nove minutos de exibição.

Mais informações:
Grupo Paspatu – Contatos
Adauto Jr. – (81) 8892 2725
Ana Lira – (81) 9962 6679
Josivan Rodrigues – (81) 8841 2025

www.paspatu.com.br
paspatu@gmail.com


Nenhum comentário: