domingo, 19 de agosto de 2007

Governo fecha rádios comunitárias em Brasília

Postado na lista da radiolivre.org

A repressão contras as rádios livres e comunitárias continua por parte do Governo Federal via Ministério das Comunicações. Na tarde da última quinta-feira (16) as rádios Tropical FM, Conexão FM e 106 FM foram fechadas pela Polícia Militar juntamente com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Localizadas no Jardim Ingá (bairro da periferia do Distrito Federal), as rádios faziam parte do cotidiano dos que ali moram e fornecia espaço para o livre pensar.

A ação se constitui irregular primeiro porque não é tarefa da polícia militar intervir em questões federais, segundo pelo art 5º da Constituição Federal que garante a liberdade de expressão sem censura e terceiro pela desorganizada estrutura dos meios de comunicação que atende interesses lucrativos e alienantes.

Um membro da rádio Nós Mesmo Fm, que escapou do assalto do Estado, disse que "os policiais da área é que caguetaram o movimento, mas a sorte é que deu tempo para avisar outras rádios". Os equipamentos das rádios resistentes ao golpe foram retirados para melhor segurança. Em breve as rádios devem reocupar o espaço no dial e reiniciar a contra-informação.

Mais uma vez o E retira a possibilidade mínima de emancipação de uma comunidade para perseverar o monopólio midiático. E na maior parte das vezes as vítimas estão na periferia. Dessa forma as coisas não mudam nunca.

Avante Rádios Livres!

Nenhum comentário: