quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Dia 20 tem barqueata em defesa do meio ambiente e dos direitos dos pescadores

Movimentos sociais de Pernambuco convocam a população para no próximo dia 20 de agosto participarem no Recife de uma barqueata em defesa do meio ambiente e dos direitos dos pescadores. Os barcos sairão às 8h da Ilha de Deus e percorrerá o trecho fluvial até o Palácio do Campo das Princesas. Lá será entregue ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o seguinte manifesto:

EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DOS DIREITOS SOCIAIS DE TODOS OS PESCADORES!

Recife é a capital de Pernambuco, uma cidade com aproximadamente 1 milhão e 500 mil de habitantes, que nasceu na foz dos rios Capibaribe e Beberibe. Cortada por cinco rios e 66 canais, é conhecida como a Veneza brasileira.

A atual situação dos Rios é de lástima e penúria, comprometendo, de forma crucial, a sobrevivência das famílias que necessitam da pesca de peixes e crustáceos e da extração de ostras, mariscos, sururus e tantas outras iguarias que matam a fome de seus filhos e elevam a culinária regional, tão decantada pelos turistas.

Historicamente, o homem precisou adaptar a natureza as suas necessidades e, para isso, usou de forma inadequada o poder e a manipulação dos seus interesses, promovendo, assim, o descaso e a agressão ao meio ambiente, passando, inclusive, a vitimar-se, quando da promoção do flagelo humano.

Hoje, o pescador joga a rede e dentre os poucos peixes arrastados, avoluma-se o lixo, a sujeira de nossa cidade que é despejada sem dó, nem piedade e que ali permanece, por falta de investimentos, por falta de vontade política de cumprir o seu papel e instituir ações que visem incentivar a preservação ambiental.

Não aceitamos a omissão que se faz, neste momento em que os olhares do mundo estão voltados para o meio ambiente, por isso, conclamamos a todos aqueles que não aceitam e se indignam diante da falta de uma política de preservação dos rios e canais de nossa cidade, a cerrarem fileiras conosco, para construirmos um movimento que faça ecoar o clamor dos pescadores em prol da preservação ambiental dos Rios.

Desde a década de 80 o índice de poluição vem crescendo de forma alarmante. Hoje 90% dos esgotos da nossa cidade são despejados de forma aleatória nos rios, sem tratamento, e isso inclui os esgotos da Prefeitura da Cidade do Recife, da Marinha (Clube do Cisne e moradias de militares), empresas e instituições que ficam às margens dos rios.

É fundamental, que toda a sociedade saiba que os grandes hospitais do Recife despejam seus dejetos de forma irregular e covarde nesses mesmos rios que cercam a cidade, e que essa prática leva à morte uma soma considerável de pescadores e pescadeiras, como é o caso da Sra. Dalva do Siri, extrativista de sururu, que faleceu vítima de uma “furada de seringa” que infeccionou, há aproximadamente 2 anos.

Cercado por concretos e poluição desmedida, os pescadores são desrespeitados e oprimidos pelos governantes, que não reconhecem a importância da sua profissão e não lhes outorga direitos sociais específicos.

Por não ter direito à aposentadoria os pescadores se vêem obrigados a mendigar, por comida e outras necessidades que deveriam ter, como saúde e educação dígnas, para ele e os seus filhos.

Outra luta de extrema importância diz respeito ao DEFESO (recurso repassado pelo Governo Federal, apenas aos pescadores de lagosta, no período de reprodução), que deveria servir a todos os pescadores, uma vez que todos exercem a mesma atividade : são pescadores profissionais.

É preciso organizar, lutar, resistir e reagir a todas as formas de agressão aos nossos direitos, dentre eles, a de um rio navegável e que continue garantindo a sobrevivência dos pescadores que dele dependem, para isto, deveremos utilizar as ruas, os rios, os Tribunais, através de reivindicações pacíficas, que assegurem a inclusão, urgente, de um programa específico no PLANO ESTRATÉGICO AMBIENTAL DE PERNAMBUCO (PLANAMBIENTAL), onde não vimos contemplado qualquer projeto que vise o desasseoramento dos nossos rios. E mais, ainda, políticas sociais direcionadas aos profissionais da pesca.

Assinam o presente manifesto: PESCADORES DAS COMUNIDADES SEGUINTES: ILHA DE DEUS, BRASÍLIA TEIMOSA, VILA DA IMBIRIBEIRA, BODE, JARDIM BEIRA RIO, CARANGUEJO TABAIARES, PONTE DO LIMOEIRO, VILA SÃO MIGUEL, ESPAÇO CIÊNCIAS, COQUE, MOVIMENTO CARANGUEJO UÇA, CREMEPE, SIMEPE, AATP, REDE DE RESISTÊNCIA SOLIDÁRIA, MTPPE, TVU, SOPA DIÁRIO, NÚCLEO DOC NORDESTE, CONECTIVIDADE, SINDICATO DOS METALURGICOS, SIMPRO, SINDICATO DOS URBANITÁRIOS, SINDICATO DOS QUÍMICOS, SINDICATO DOS CORREIOS, SINTEPE, CUT, SINDICATO DOS JORNALISTAS, POLÍCIA FEDERAL, D.A DE CIÊNCIAS SOCIAIS, ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA-UFPE, ESTUDANTES DE MEDICINA DA UPE, MOVIMENTO MARUIM CULTURAL.

Nenhum comentário: