sexta-feira, 2 de março de 2007

Produtores independentes e movimentos sociais ganham espaço para divulgar vídeos

Quem produz vídeos independentes conhece bem a carência de espaços para exibição. Por outro lado, quem está a fim de conhecer essas produções não sabe onde encontrá-las. É aí que entra um dos diferenciais da DVD Cultura, a nova locadora de vídeos que será inaugurada dia 9 de março, no Recife. Além de contar com mais de 700 títulos de 45 países, a loja abrirá espaço para que os produtores independentes e movimentos sociais disponibilizem seus filmes para locação, e ainda recebam 90% da renda dos aluguéis. O valor da locação é outro atrativo: R$ 3,00 qualquer filme, com exceção dos ‘super lançamentos’, que custarão R$ 4,00.

Uma das idealizadoras do projeto, Ana Karina Moraes, explica que a DVD Cultura também pretende apoiar os usuários que planejam utilizar o filme como proposta pedagógica de oficinas, aulas, seminários e capacitações. “A locadora está voltada para estudantes, professores, facilitadores, movimentos sociais e todos aqueles eternamente inquietos que desejam uma aprendizagem continuada com análise crítica, de forma lúdica e profunda”.

O processo de escolha dos filmes poderá ser realizado por meio de um terminal de consulta que disponibiliza sessões por país, idioma, gênero e áreas de conhecimento, como: cinema e direito, cinema e jornalismo, cinema e filosofia, cinema e pedagogia, cinema e psicologia. “É importante ressaltar também que os atendentes da locadora são pessoas que amam cinema e têm experiência nas áreas da aprendizagem e movimentos sociais”, comenta Saulo Fernando Bernardo, o outro idealizador da DVD Cultura.

“O audiovisual, além do aspecto de entretenimento, há muito tornou-se um meio de reflexão psicológica, política, religiosa, sociológica, ética e cultural. Nesse sentido, os filmes passam a ser um meio de transformação na sociedade, uma vez que refletem temas importantes para a discussão de um novo mundo como relações de amor, preconceito, poder, frustrações, interesses da guerra, hegemonias econômicas, entre outros”, observa Ana Karina.

Vídeos-debates – A DVD Cultura promoverá, mensalmente, uma mostra de filme seguida de debate em comunidades da região metropolitana do Recife. A primeira já está agendada para o dia 14 de abril no Alto Sol Nascente, em parceria com a organização feminina Força Mista e Arte.

Serviço:
DVD Cultura
Avenida Visconde de Suassuna, 651, Sala 107
Horário de funcionamento: 9h às 21h (a partir do dia 10 de março)
Telefone: 9161-9303
E-mail: dvdcultura@hotmail.com

Um comentário:

Unknown disse...

Aê galera! Isso é que é providença... Nossa cidade estava precisando mesmo desse veículo. Viva os comunicadores independentes. (Fred Pessoa)