sexta-feira, 16 de março de 2007

Espaço agroecológico é solução para fugir de alimentos envenenados

Nunca a população se alimentou tão mal como nos últimos anos. Além de todas as porcarias oferecidas nos mercados, como enlatados, embutidos, gorduras trans e açúcares, estamos cada dia mais expostos a alimentos envenenados. Isto porque o que a princípio seriam alimentos saudáveis, como frutas, hortaliças e verduras, graças ao agronegócio estão cada vez mais impregnados de substâncias tóxicas. Para fugir dos alimentos cultivados com agrotóxicos, muita gente vem recorrendo às ‘feirinhas orgânicas’, que em Pernambuco já estão presentes em pelo menos 20 municípios. Um exemplo é o Espaço Agroecológico que funciona no 1º Jardim de Boa Viagem, todo sábado, das 4h às 10h da manhã.

Pequenos produtores rurais dos municípios de Bom Jardim, Gravatá, Lagoa de Itaenga, Vitória de Santo Antão e Abreu e Lima comercializam há cinco anos no Espaço uma grande variedade de frutas, folhas, cereais, verduras e legumes. São 16 barraquinhas, onde trabalham quase 40 famílias. Quem acorda cedo pode aproveitar para tomar o café da manhã lá no local que dispõe também de pastéis integrais, hambúrgueres de soja, tapioca, bolos, bolachas e sucos.

Seu Antônio Ermírio, de 50 anos, um dos comerciantes do Espaço, conta que quando começou a plantar sem o uso de venenos os vizinhos dele o chamavam de doido. “Agora eles estão vendo que é possível e muitos até já estão adotando a cultura da agroecologia”, comemora seu Antônio.

O agricultor Jones Severino Pereira, que há 12 anos trabalha com a agroecologia, explica que este tipo de agricultura tem como base o respeito à natureza, permitindo que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes e que se cultive sem o uso de agrotóxicos. "A gente tem que entender que as pragas acontecem por desequilíbrio ecológico. Aí ao invés de ir na causa do problema, as pessoas utilizam venenos para tentar resolver. O que precisamos é compreender os sinais da natureza e respeitá-la".

O artesão Geovanir Ribeiro diz que sempre que possível consome produtos livres de agrotóxicos. “Lá em casa estamos sempre buscando uma alimentação mais saudável, por isso sempre freqüentamos as feirinhas orgânicas. Além de adquirir produtos de qualidade e com preços mais baratos que nos supermercados, também fazemos amizades com os comerciantes.”

Dados preocupantes - O Brasil é o terceiro maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Existem hoje 20 grandes indústrias produtoras do veneno, movimentando US$ 20 bilhões por ano, sendo que, destas, oito são no Brasil, fazendo circular US$ 2,5 bilhões anualmente. Só no País são produzidos 250 mil toneladas/ano de herbicidas, inceticidas e fungicidas. Os agrotóxicos são utilizados na agricultura, pecuária, armazenamento de alimentos, campanhas sanitárias e dedetizações domésticas.

Por Luciana Rabelo

Nenhum comentário: