terça-feira, 4 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher

Por Fabiana Jansen (Coletivo Mulher Vida)

Mais do que receber flores, para o movimento social o Dia Internacional da Mulher é um dia de luta contra a violência doméstica, sexual e sexista, e de protestos e reivindicações pela garantia de direitos da mulher. É com esse espírito que o Coletivo Mulher Vida realiza em Olinda, no dia 7 de Março, uma passeata cujo mote é “Violência Doméstica Contra a Mulher: A Saúde Deve Meter a Colher”. A concentração será às 8h na Praça do Fortim, e a saída às 9h pela Av. Getúlio Vargas, rumo ao Banco do Brasil, no Bairro Novo.

O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Olinda, Programa Bolsa Família, Nupav, Programa Municipal de DST/Aids de Olinda, Secretária da Saúde da Mulher de Olinda, Olinda Jovem e Fórum de Mulheres de Pernambuco, visa chamar a atenção da sociedade para alguns fatores que contribuem para a perpetuação da violência doméstica contra a mulher. A falta de notificação desse fenômeno pelos profissionais de saúde é um desses fatores, além do aumento dos casos de DST/Aids entre mulheres, tendo como uma das causas a violência doméstica. A passeata também ressalta a importância da realização de capacitações aos profissionais de saúde, que muitas vezes por medo, falta de informação ou entendimento do fenômeno não investigam a violência e nem a notificam.

A Passeata pelo Dia Internacional da Mulher pretende reunir centenas de pessoas, entre elas adolescentes, jovens, mulheres, educadores e educadoras que munidos de panfletos, faixas e carro-de-som realizarão um protesto pacífico que terminará numa grande roda em frente ao Banco do Brasil, visando parar por alguns momentos o trânsito da cidade. Essa iniciativa busca sensibilizar as pessoas mostrando que o problema da violência doméstica não diz respeito apenas às mulheres ou aos movimentos sociais e muito menos que tem que ser resolvido apenas no âmbito privado, pelo contrário, é uma questão de Saúde Pública que envolve todos os setores da sociedade.

Serviço:
Evento: PASSEATA PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Tema: “Violência Doméstica Contra a Mulher: A Saúde Deve Meter a Colher”
Data: 07 de MARÇO – sexta-feira
Concentração: 8h, na Praça do Fortim, em Olinda
Saída: 9h, pela Av. Getúlio Vargas, rumo ao Banco do Brasil, no Bairro Novo
Informações: 3431.1196 / 3432.3265

Nenhum comentário: