sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Rádio Muda é calada pela Anatel e pela Polícia Federal

Por Agência Pulsar

A emissora, de Campinas (SP), que funciona desde 1986 dentro da Unicamp e tida como ícone da comunicação livre foi lacrada na manhã de hoje (19/02). O mandato de busca e apreensão foi expedido em junho de 2007.

Segundo informações de radiolivristas que circulam pela internet, às 5h30, 12 agentes Polícia Federal, um delegado, dois chaveiros e funcionários da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entraram na sede da rádio para apreender os equipamentos. A antena teria sido quebrada antes de ser levada e o estúdio vandalizado.

De acordo com o site da Muda, o coletivo reune mais de cem pessoas. Encampa a luta pela democratização da comunicação e contra o monopólio da mídia. Um dos objetivos do coletivo é esclarecer o que são rádios livres e estimular o surgimento de outras rádios.

A Muda transmite pelo 105.7 fm e funciona dentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em algumas fases seu sinal chegou a alcançar 100 mil pessoas. Mantém parceria inclusive com hospitais e promove a luta anti-manicomial e campanhas para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids.

Reportagem veiculada pela TV Globo, que caracteriza a rádio como "pirata", relaciona seu fechamento com interferências na aviação civil. A reportagem também comenta o fechamento de uma segunda rádio em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Nenhum comentário: