quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ventilador Cultural se despede!

O Coletivo pernambucano de mídia independente Ventilador Cultural atuou de  2005 a 2012 na luta pelo direito à comunicação. Engajou-se na Rádio Livre-se, no CMI (Centro de Mídia Independente) e em diversos movimentos sociais na luta pela democratização à comunicação. Contou com importantes parceiros como o Coletivo Mídia Sana, Academia de Desenvolvimento Social, Telephone Colorido, TV Pernambuco, Ministério da Cultura, Centro de Cultura Luís Freire, Coletivo Mulher Vida, Auçuba, Escola Oi Kabum! Recife, Som da Sopa, TVU, Festival Porta da Índia de Cultura Livre, entre diversos outros movimentos sociais.      

Ficou nacionalmente conhecido quando, em 2006, o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, leu numa aula inaugural na UFRJ o Cordel da TV Digital, produzido pelo coletivo.            

Seus integrantes - Anderson Lucena, Irma Brown e Luciana Rabelo - se conheceram na TV Comunitária recifense Canal Capibaribe, onde adentraram no mundo audiovisual. Os três continuam vivos e atuantes na área da comunicação, mas seguem agora também novos rumos. Pegando como mote 'o fim do mundo', o Ventilador Cultural resolve se antecipar - vanguardista que é - e vai antes. Então, neste sábado, 15/12/2012, se despede na bingo dançante da Mau Mau.  





 

Vídeo Mulher e Mídia: Uma relação desigual

Confira aqui algumas vinhetas produzidas pelo Ventilador Cultura em parceria com a TVPE no Carnaval 2012.

Nenhum comentário: