sexta-feira, 27 de março de 2009

Pernambuco dá o primeiro passo rumo à Conferência de Comunicação

Por Elayne Bione (Comunidade Boivoador/ Comissão Pró-Conferência de Comunicação/PE)

A Conferência Nacional de Comunicação será realizada em dezembro deste ano, em Brasília. Com o objetivo de organizar e articular encontros e discussões sobre as demandas da população acerca das políticas públicas na área da comunicação foi criada a Comissão Pró-Conferência de Pernambuco, através do primeiro encontro estadual, realizado pelo Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM). O evento ocorreu no dia 26 de março, no Auditório do Sindicato dos Servidores Federais de Pernambuco (Sindsep), e contou com a participação de jornalistas, estudantes de comunicação, membros de entidades não governamentais e pessoas que se propõem a debater o assunto. Dentre algumas entidades representativas estiveram o Fórum de Mulheres de Pernambuco, o Conselho Municipal de Saúde, o Sindicato dos Radialistas de Pernambuco, o Sindicato dos Jornalistas, o Coletivo Intervozes, a SINOS, AUÇUBA, representantes da CUT e da OAB, e ntre outras representações da sociedade civil. A ideia é trazer cada vez mais pessoas para discutirem as necessidades do estado em relação às comunicações e a conferência que vai ser realizada no fim do ano.

Para explicar melhor o contexto dos debates sobre a comunicação no país, foram convidados especialistas que trabalham por uma gestão participativa aplicada às políticas públicas na comunicação, através de palestras sobre Comunicação no Brasil e em Pernambuco, Conferência: Instrumento de Controle e Participação Popular e 1º Conferência Nacional de Comunicação. Entre os convidados, estavam Edgard Rebouças, jornalista e professor da UFPE, membro do Intercom e do Observatório da Midia Regional que afirmou estarmos “fazendo uma discussão sobre espaços públicos, onde pessoas podem se expressar e falar dos seus problemas e do cotidiano. A proposta é de chegarmos com força na Conferência e também mostrar que Pernambuco tem compromisso de continuar com este debate”, afirma.

De acordo com André Araripe, do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), Pernambuco deve participar da conferência com “propostas que qualifiquem a ação das políticas na perspectiva da universalização das oportunidades de acesso aos direitos”. Para oficializar este compromisso foram criadas, com a participação dos presentes no encontro, duas comissões que se comprometeram em aumentar ainda mais a participação popular nos debates sobre a comunicação, no estado. Dessa maneira, foi criada uma Comissão de Organização, que fica responsável pelo contato com o poder político e a efetivação das ações de âmbito regional e estadual e a Comissão de Mobilização, que viabilizará a interação de novos participantes ao debate pró-conferência e na divulgação das atividades a serem realizadas.

No calendário da Pró-Conferência serão promovidas reu niões mensais com o intuito de manter os debates atualizados, além de discutir temas específicos dentro do contexto do direito à comunicação. A próxima reunião será realizada no dia 23 de abril, a partir das 9h da manhã, no mesmo local (Rua João Fernandes Vieria, nº 67, Boa Vista, Centro). O tema a ser debatido é “Os donos da mídia: Concessões e propriedade.” e o acesso é livre para todas as pessoas que tenham algum interesse em saber mais sobre as políticas de concessões públicas no país. A Comissão Pró-Conferência do Estado de Pernambuco sente-se altamente comprometida na elaboração de estratégias que ampliem a rede de discussões sobre as demandas da sociedade civil no campo das comunicações a fim de que o estado de Pernambuco tenha participação ativa durante a Conferência Nacional de Comunicação. Para conseguir o melhor resultado nesta jornada de elaboração de diretrizes e propostas é preciso a participação de toda a sociedade civil, de cada região, de cada comunidade, de cada cidadão.

Dessa forma, todos que se sentirem no dever de lutar pela garantia de seus direitos e pelo livre acesso à comunicação pode fazer parte desta mobilização. Basta ficar atento à lista de discussão do FOPECOM, através do email fopecom@yahoogrupos.com.br ou acessar este blog que foi criado para a divulgação das notícias e ações realizadas pela Comissão. A participação nas reuniões, debates e encontros temáticos é completamente livre e qualquer pessoa pode participar, sugerir temas, apresentar novas propostas e criar ações de mobilização coletiva.

Nenhum comentário: